Procedimentos para a realização de estágio

Horários de atendimento do Coordenador de Estágios

O Prof. César Damian atenderá os alunos para tratar de assuntos relativos a estágios às 2ª feiras, das 10h às 12h, e às 5ª feiras, das 16h às 18h.

Outros horários poderão ser previamente agendados, porém dependem da disponibilidade de agenda do professor.

Estes procedimentos se aplicam para estágios realizados no Brasil, para estágios no exterior clique aqui.

É recomendável  que antes do início do Estágio, tanto a Concedente quanto o Estagiário conheçam a legislação de estágio.Todos os estágios, sejam eles obrigatórios ou não devem ser registrados no SIARE, sistema próprio da UFSC. O sistema é uma ferramenta importante de controle e de informações sobre os estágios e convênios. O acesso é pela matrícula e senha do aluno, as mesmas do CAGR.

Convênio

O convênio é a primeira etapa, algumas empresas já estão conveniadas, em outras é necessário primeiro firmar o convênio. O convênio é obrigatório para que a empresa/profissional possa receber estagiários e deve ser celebrado antes do início do estágio.

Para saber se a empresa/profissional possui ou não um convênio, você pode consultar dentro do SIARE pelo CNPJ da empresa ou CPF do profissional. Caso possua convênio e o período for igual ou superior ao período de realização do estágio, você já pode proceder o registro, pulando a etapa do convênio.

Caso a empresa/profissional não possua convênio, deve ser providenciado o mesmo antes do início do estágio, os modelos de Termos de Convênio podem ser encontrados AQUI. Eles devem ser encaminhados à UFSC, sempre em duas vias originais preenchidas com os dados e assinadas pelo representante legal e mais uma testemunha. Após as assinaturas por parte da UFSC, uma via volta para a empresa/profissional.

O envio do Termo de Convênio, deve ser feito para o seguinte endereço:

Universidade Federal de Santa Catarina
DIP/PROGRAD
Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima
Trindade – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil

Registro do Estágio

Após o convênio, o estagiário deve acessar o SIARE e inserir a Solicitação de Registro de Estágio.

Preenchimento do TCE

O preenchimento do TCE (Termo de Compromisso de Estágio) é feito através do SIARE e é composto por várias janelas, cada uma é sobre um tipo específico de dado, todas as informações devem ser preenchidas uma única vez, então antes de iniciar o preenchimento, verifique as informações solicitadas e a orientação para o preenchimento de cada campo AQUI.

Ao fim do preenchimento é gerado o Termo de Compromisso de Estágio, que é enviado online ao Coordenador de Estágios do Curso e após a aprovação do mesmo, retorna online ao aluno para que o mesmo imprima e colete as devidas assinaturas no documento. O Coordenador também pode solicitar adequações ou indeferir estágios que não atendam a legislação vigente. O número de vias a serem impressas está discriminado no último artigo do Termo. Cada via fica com uma parte interessada: Aluno, Orientador, Supervisor, Representante Legal da Empresa, Coordenador de Estágios, etc. O estagiário tem 30 dias após o registro para encaminhar as vias assinadas às partes, sob pena de ter o estágio cancelado.

Relatório de Estágio

Após o término do estágio não obrigatório, o aluno deve preencher o RAENO, que é o relatório final do Estágio, seu preenchimento é obrigatório e o não preenchimento acarreta na impossibilidade de realização de um novo estágio. Após o preenchimento o relatório é enviado de forma online para o Coordenador de Estágios e após aprovação retorna ao aluno para impressão e coleta das assinaturas. O RAENO é preenchido também dentro do SIARE.

Para alunos que realizam o Estágio Curricular Obrigatório (disciplina CAL 5130, 9ª fase) é necessário também a apresentação de outro relatório, parte da avaliação da disciplina, esse relatório deve estar nos moldes da legislação do curso e é apresentado na disciplina CAL 5530 – Trabalho de Conclusão do Curso.

Rescisão

Caso o estágio, por qualquer motivo seja rescindido, tal procedimento é feito através do SIARE, na página: Estágios em Andamento.

Nessa página você também pode acompanhar o estágio e verificar os dados do seu estágio.

Alterações  de informações

Quando houver alteração em dados como valor da bolsa, orientador, supervisor, plano de atividades ou apólice de seguro é necessário o preenchimento do Termo Aditivo do TCE, que pode ser obtido aqui. Deve conter 05 vias, uma para cada parte interessada.