Sobre a Extensão Curricular
A Extensão curricular do Curso de Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina foi implementada no currículo 2024.1. Todo estudante vinculado ao currículo 2024.1 deverá cumprir/integralizar 396 h/a de extensão.
O Programa CTA Comunidade: Interações e Saberes engloba todas as ações de extensão propostas no âmbito do curso, vinculadas às disciplinas, além das ações de extensão vinculadas a projetos, eventos e cursos.
Este Programa de Extensão tem como objetivo integrar as atividades de extensão praticadas dentro de 11 disciplinas obrigatórias do curso, totalizando 198 horas-aula, onde o estudante atuará como protagonista da ação de extensão, de forma a estabelecer uma interação dialógica com a comunidade nos diferentes aspectos que envolvem a Ciência e Tecnologia de Alimentos e o exercício da profissão. As disciplinas que se vinculam ao programa foram estabelecidas a partir da análise das demandas que formularam as intervenções, sendo que as atividades contarão com dois eixos de ações:
- A produção de materiais técnico-científicos de diferentes formatos (impressos, digitais, palestras, etc) que serão disponibilizados para a comunidade com vistas à popularização da ciência, a qualificação dos sujeitos que participam das cadeias agro produtivas e a informação qualificada do consumidor em diferentes aspectos da Ciência e Tecnologia de Alimentos;
- Ações que envolvam a solução de demandas específicas do setor de processamento de alimentos seja na área de controle de qualidade, gestão da qualidade, inovação ou nas diferentes tecnologias empregadas no setor de alimentos, através de cursos, palestras ou projetos.
Além do cumprimento da carga horário de extensão em disciplina obrigatórias, o estudante também deverá dedicar 198 horas-aula para participação em ações de extensão propostas por docentes da UFSC, de qualquer área ou Departamento, tendo em vista a participação do estudante em projetos interdisciplinares e que respeitem os fundamentos da política de extensão do curso. Assim, o estudante deverá engajar-se em atividades de extensão assim distribuídas: 126 horas-aula em projetos; 36 horas-aula em cursos e 36 horas-aula em eventos. A participação dos estudantes na CALTECH, Empresa Júnior de Consultoria de Alimentos, vinculada ao Curso de CTA será creditada como atividade de extensão no âmbito da Curricularização da Extensão, através do cadastro da ação de extensão no Sistema de Registro de Ações de Extensão da UFSC (SigPex) como projeto, cursos ou eventos. A atividade será registrada pelo Professor supervisor da CALTECH e aprovada pelo Coordenador de Extensão do Curso para fins de creditação.
O reconhecimento e a avaliação das atividades de extensão na forma de unidade curricular serão feitos pelo Coordenador de Extensão dos Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos e só serão aceitas desde que as ações desenvolvidas pelo estudante estejam registradas e aprovadas no Sistema de Registro de Ações de Extensão da UFSC (SigPex).
A seguir é apresentado o resumo da estrutura organizacional da Extensão no Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com a indicação das 11 disciplinas obrigatórias com conteúdo programático de extensão, bem como das demais atividades de extensão (projetos, cursos e eventos)
Diagrama Esquemático: Detalhamento da Carga Horária de Extensão do Curso CTA
As dúvidas sobre o cumprimento da carga horária de extensão das unidades curriculares de extensão (disciplinas, projetos, cursos e eventos), devem ser direcionadas para a Professora Carmen Maria Olivera Müller, Coordenadora de Extensão do Curso, pelo e-mail: carmen.muller@ufsc.br